Sônia_6º_PElisa - Pausas e vírgulas

Pausas e vírgulas
Parou?...Parou por quê?
Quem, eu..? Imagina...
Vírgula !
Pausas e vírgulas
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MÚSICA
Conservatório HEITOR VILLA LOBOS
11/04/2022
Sônia Oliveira Martins
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Pianista e Compositora
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Suas Interpretações e Composições
Página 14
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As sílabas..."li...sa"...e seus Mistérios

Diálogo desenvolvido entre o

Dalzio
...e a pianista

 Sônia Oliveira Martins
-Olá Sônia, bom dia.
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-Bom dia Dalzio, tudo bem?
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- Sim, pensando um pouco nas sílabas “li sa”. No português, claro.
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- Em quê?
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- Nas combinações possíveis dessas duas sílabas e suas relações com arte e mistérios.
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- Primeiro esclarece se é mistério de origem natural ou provocado por um segredo?
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– He he he...espertinha esta Sônia.
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- Mas Sônia, tratando-se de Arte, e como esta é produzida pelo homem,
os mistérios pelo geral são resultado de segredos.
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- De alcovas? He he he....
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- Envolvendo os dois sexos?  Sim, são de alcova.
Mas o que interessa são os resultados que produziram.
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- É verdade, muitas obras de arte,
e que hoje admiramos não existiriam sem as paixões,
nossas!,
que as provocaram.
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- Totalmente de acordo.
Mas tempero primordial é o talento
acompanhado com estudos sem fim...
para que se desenvolva e produza seus frutos.
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- Tudo muito bonito, mas e as sílabas
“li sa”,
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qual é a sua relação com os segredos?
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- Para meu aniversário ganhei de presente um livro cujo título é
Mona Lisa e seus mistérios.
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-  Ah, claro no seu nome tem as duas sílabas mencionadas.
- Exato, a conclusão final me chamou muito a atenção...
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- Que é...?
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- Ela, textualmente expressa que teríamos nessa pintura de Leonardo da Vinci
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uma imagem idealizada...uma obra predominantemente simbólica...
não mais a representação de dada mulher,
mas a ambiciosa e brilhante representação da humanidade...
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- Percebo, sim, e é verdade o que se afirma.
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- E presta atenção ao seguinte, Sônia:
as duas sílabas aparecem de novo nessa obra de Beethoven,
que tu estás interpretando hoje, Sônia.
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- Tens razão, os conceitos referidos à Mona Lisa
podem ser aplicados a “Para Elisa”.
Quero dizer que deixa de ser só um tema musical
e se transforma num símbolo.
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Que a humanidade toda conhece.
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- É isso Sônia!
Já não interessa quem era Elisa, como “pessoa dada”,
já que nestas alturas, desejar saber
é só curiosidade individual
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- Sim, concordo.
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Duas nações, Italia e Viena,
dois gênios, Leonardo da Vinci e Ludwing Beethoven...
e duas Musas.
E as duas obras aparecem só com diferença de três séculos entre elas.
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- E isso Sônia, volto a dizer,
já não interessam suas identidades, já que
as duas, estão hoje  bem presentes no imaginário coletivo.
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- Há uma frase no livro Beethoven,
e atribuída ao compositor, cujo texto é o seguinte:
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”Eu escrevi, não para vocês, mas para aqueles que virão”
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Não foi dirigida à partitura de Para Elisa especificamente,
mas eu a considero válida para toda a sua obra.
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-Bem Sônia, a seguir
vamos ouvir a tua interpretação
do tema >
Clique no título ou na imagem
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de

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Como sempre afirmo, seja qual seja a emoção, sempre há beleza...
Não acham?...Sim, continuamos achando!
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pausasevirgulas@gmail.com
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