Sônia_6º_PElisa - Pausas e vírgulas
Pausas e vírgulas
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Pausas e vírgulas
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MÚSICA
Conservatório HEITOR VILLA LOBOS
11/04/2022
Sônia Oliveira Martins
m
P
ianista e Compositora
m
* * * * * *
Suas Interpretações e Composições
Página 14
m
* * * * * *
As sílabas...
"li...sa
"
...e
seus Mistérios
Diálogo desenvolvido entre o
Dalzio
...e a pianista
Sônia Oliveira Martins
-Olá
Sônia
, bom dia.
m
-Bom dia
Dalzio
, tudo bem?
m
- Sim, pensando um pouco nas sílabas
“li sa”
. No português, claro
.
m
- Em quê?
m
- Nas combinações possíveis dessas duas sílabas e suas relações com arte e mistérios.
m
- Primeiro esclarece se é mistério de origem natural ou provocado por um segredo?
m
– He he he...espertinha esta Sônia.
m
- Mas Sônia, tratando-se de Arte, e como esta é produzida pelo homem,
os mistérios pelo geral são resultado de segredos.
m
- De alcovas? He he he....
m
- Envolvendo os dois sexos? Sim, são de alcova.
Mas o que interessa são os resultados que produziram.
m
- É verdade, muitas obras de arte,
e que hoje admiramos não existiriam sem as paixões,
nossas!,
que as provocaram.
m
-
Totalmente de acordo.
Mas tempero primordial é o talento
acompanhado com estudos sem fim...
para que se desenvolva e produza seus frutos.
m
- Tudo muito bonito, mas e as sílabas
“li sa”
,
m
qual é a sua relação com os segredos?
m
- Para meu aniversário ganhei de presente um livro cujo título é
Mona Lisa e seus mistério
s
.
m
-
Ah, claro no seu nome tem as duas sílabas mencionadas.
- Exato, a conclusão final me chamou muito a atenção...
m
- Que é...?
m
- Ela, textualmente expressa que teríamos nessa pintura de Leonardo da Vinci
m
“
uma imagem idealizada...uma obra predominantemente simbólica...
não mais a representação de dada mulher,
mas a ambiciosa e brilhante representação da humanidade...
”
m
- Percebo, sim, e é verdade o que se afirma.
m
- E presta atenção ao seguinte, Sônia:
as duas sílabas aparecem de novo nessa obra de Beethoven,
que tu estás interpretando hoje, Sônia.
m
- Tens razão, os conceitos referidos à Mona Lisa
podem ser aplicados a “Para Elisa”.
Quero dizer que deixa de ser só um tema musical
e se transforma num símbolo.
m
Que a humanidade toda conhece.
m
- É isso Sônia!
Já não interessa quem era Elisa, como “pessoa dada”,
já que nestas alturas, desejar saber
é só curiosidade individual
m
- Sim, concordo.
m
Duas nações, Italia e Viena,
dois gênios, Leonardo da Vinci e Ludwing Beethoven...
e duas Musas.
E as duas obras aparecem só com diferença de três séculos entre elas.
m
- E isso Sônia, volto a dizer,
já não interessam suas identidades, já que
as duas, estão hoje bem presentes no imaginário coletivo.
m
- Há uma frase no livro Beethoven,
e atribuída ao compositor, cujo texto é o seguinte:
m
”Eu escrevi, não para vocês, mas para aqueles que virão”
m
Não foi dirigida à partitura de Para Elisa especificamente,
mas eu a considero válida para toda a sua obra.
m
m
-B
em Sônia, a seguir
vamos ouvir a tua interpretação
do tema >
> Para Elisa <
Clique no título ou na imagem
m
m
de
> Ludwing Beethoven >
m
* * * * * *
Como sempre afirmo, seja qual seja a emoção, sempre há beleza...
Não acham?...Sim, c
ontinuamos achando!
m
* * * * * *
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